terça-feira, 11 de agosto de 2009

Resumo do Barroco

Resumindo...

De acordo com nosso aprendizado, o barroco é uma literatura voltada à aristocracia. Ele si desenvolveu na Itália espalhando-se em vários países. O barroco si expandiu até o século XVIII. Este apresenta textos exclusivamente voltados para públicos letrados, pois, apresenta textos com auto nível de complexidade.

No barroco existem dois estilos:

v Conceptismo,assim como o nome lembra (concepção = idéia, conceito), enfatiza o plano das idéias do texto, e procura ressaltá-las, evidenciando-as e as tornando as mais claras possíveis.

v O cultismo, por sua vez, é o culto da forma do texto e procura enfatizar a expressividade deste através do uso (e abuso) das figuras de linguagem. É bom lembrar que este e mais utilizado nas poesias.

Curiosidade:

Ø No século XVII e XVIII ainda não havia no Brasil condições para desenvolvimento de uma atividade literária propriamente dita. O território brasileiro girava em torno de alguns núcleos urbanos e a vida cultural praticamente não existia. Só no século XIX começou a formar-se um público leitor que possibilitou a continuidade da produção literária.