segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Conhecimentos Sobre Aleijadinho


MAIS CONHECIMENTOS

Aleijadinho: um dos maiores nomes do período Barroco do Brasil


Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado a maior expressão da arte brasileira. Filho do arquiteto e mestre-de-obras Manuel Francisco Lisboa, iniciou sua aprendizagem na oficina do pai. Ainda jovem, tornou-se respeitado nos meios artísticos da Capitania de Minas Gerais, realizando significativos trabalhos como arquiteto, escultor, entalhador e imaginário.

Sua extensa obra, encontrada em diversas cidades mineiras, museus e coleções particulares, pode ser sintetizada em realizações de excepcional concepção arquitetônica e escultórica, como a Igreja de São Francisco de Assis.

Seu apelido advém de uma doença de caráter deformador. Aos 47 anos, o mais famoso escultor mineiro foi atacado por uma doença (não se sabe se sífilis, escorbuto ou reumatismo deformante) que o deixou aleijado, deformando-lhe os pés e as mãos.

Nasceu no dia 29 de agosto, mas há divergências sobre o ano (1730 ou 1738), embora esta última seja mais plausível, já que seu registro de óbito, datado de 18 de novembro de 1814, em Vila Rica, onde também nasceu, conferia-lhe 76 anos. Aleijadinho está sepultado sob o altar de Nossa Senhora da Boa Morte na Matriz de Antônio Dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário